Tuesday, July 3, 2012

Pokémon TCG - Gameboy Color

Já comecei a escrever a segunda parte do post anterior, mas o que estou jogando agora me dá mais inspiração para postar.

Bem, eu passei o final da minha infância e início da pré-adolescência indo todo sábado ao Bourbon Country para jogar Pokémon; o jogo de cartas. Ainda tenho a maior parte da minha coleção, e recentemente comprei um deck da expansão Black&White (uma das mais novas por aqui) para matar a saudade e ver como estavam as cartas.

E eu fiquei com vontade de jogar de novo, mas sei que é impossível achar alguém que ainda se lembre tão bem de como jogar e seja bom o suficiente para ser divertido em meu grupo de amigos. Então baixei a ROM de Pokémon TCG para Gameboy Color, que eu já havia jogado antes e "virado" algumas vezes ,mas, como a maioria dos jogos Pokémon, dá sempre pra jogar de uma maneira diferente, e desta vez, pretendo conseguir todas as cartas. Este post vai ser meio que um review, mas sem as avaliações.

O jogo começa no laboratório do Dr. Mason, afinal aparentemente a ilha do jogo é tão insignificante que todos os seus cientistas estudam cartas de um TCG, quando o personagem que você controla (que tem o nome padrão de Mark na versão ocidental) decide aprender a jogar o jogo de cartas Pokémon para ganhar as "cartas lendárias", seguido por uma batalha-tutorial (Dr. Mason diz tudo o que tem que fazer no início de cada turno) contra um assistente de laboratório. Depois da batalha, dá para escolher entre os decks iniciais Charmander & Friends (fogo), Squirtle & friends (água) e Bulbasaur & Friends (grama), e então você pode começar a jogar contra NPCs para ganhar boosters (pacotes de cartas) e assim ir melhorando o deck, ou, se tiver cartas o suficiente, fazer outro (você pode ter até 4 decks de cada vez).

O objetivo do jogo é ganhar 8 medalhas, uma de cada clube (Rocha, Lutador, Fogo, Elétrico, Água, Ciência, Grama e Psíquico, sendo que no jogo em si Ciência e Grama são do mesmo tipo, assim como Lutador e Rocha), o que pode ser feito em qualquer ordem (fora o fato de alguns se recusarem a batalhar quando você não tem tantas medalhas/cartas, ou se você não batalhou com todos daquele clube), e depois derrotar os Grand Masters, que possuem, cada um, uma das tais cartas lendárias, e quando derrotar todos ganha estas cartas.

Porém, como não tem que passar por rotas ou equipes vilãs, o jogo pode ser facilmente terminado em menos de 8 horas (a não ser que você queira fazer algum desafio adicional, fora terminar o jogo em menos tempo, obviamente). Fora isso, é basicamente um jogo "principal" Pokémon, mas com batalhas de cartas ao invés de criaturas: Pegar o inicial no laboratório/Batalhar contra outros para depois poder vencer 8 líderes/Batalhar com um rival que se acha melhor do que você de vez em quando/Batalhar contra o que dizem que são os 4 melhores treinadores/Colecionar todos os que você puder, mas só se quiser/Pode trocar/batalhar com amigos. A sequência (que nunca joguei, já que só foi lançada no Japão) parece que tem um pouco mais de trama, e uma equipe vilã (Great Team Rocket, pra variar né).

Enfim, não é um dos melhores jogos do mundo, nem digo que um dos melhores spin-offs de Pokémon, mas tem o seu charme. Ah, e tem o Imakuni (o cara que canta o Pokérap na sua versão japonesa) também!

Tradução:
Treinador - Imakuni?
Seu Pokémon ativo está agora confuso. Imakuni quer que você o jogue como um Pokémon básico, mas você não pode.
Uma criatura misteriosa que não está listada na Pokéagenda. Ele pergunta a crianças ao redor do mundo, "Quem é mais fofo-Pikachu ou eu?"

(Quem não sabe nada sobre o TCG que originou o jogo, pode pular este parágrafo) Uma das fraquezas do jogo é que ele só contém as expansões Base Set, Jungle e Fóssil, e algumas promocionais (lembram do Mewtwo com Energy Absorption e Psyburn? Surfing Pikachu? Flying Pikachu?) adiciona algumas cartas exclusivas do jogo e as divide em 5 expansões (uma delas sendo a tal promocional), o que faz com que a variedade seja muito menor do que aquela a que estamos acostumados, mas ainda assim dá para ser criativo e inventar algumas estratégias. As máquinas de fazer decks do laboratório do Dr. Mason são ótimas inspirações!

Enfim, é sempre legal jogar/rejogar jogos retrô. :D

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